quinta-feira, 2 de junho de 2011

Por onde anda? Abubakar

    
Em Dezembro de 2007, com o seu contrato com o Internacional quase no fim, o Vasco da Gama, por indicação do ex-jogador Bismarck, comprou os direitos federativos do nigeriano Abubakar. O jogador foi apresentado no Vasco junto com Villanueva, atacante contratado ao Ulsan Hyundai da Coréia (vídeo da apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=WLRVIkRdbz4). No entanto, o jogador ficou sete meses longe dos jogos oficiais à espera do seu visto de trabalho. Em Julho, finalmente teve a situação resolvida e no mesmo dia foi relacionado como reserva para o jogo frente ao Goiás. A sua estreia oficial aconteceu no jogo seguinte contra o Atlético Paranaense. O jogador não obteve sucesso no clube da Colina e então, foi dispensado. 


Abubakar Bello-Osagie nasceu em Benin, cidade no sul da Nigéria, no Estado de Edo, com cerca de 200 mil habitantes. Abu chegou até a ser convocado para as seleções sub-17 e sub-20 da Nigéria. Em 2005, o jogador foi até o hotel do Internacional-BR em Buenos Aires, onde a delegação estava hospedada para enfrentar o Boca Juniors. Na época, o nigeriano atuava no River Plate e recebeu as passagens para ir até Porto Alegre, onde desembarcou em dezembro e ficou esperando a documentação para poder estrear. O jogador ficou treinando 2 anos com o time B do Colorado e se transferiu para o Vasco sem ter jogado nenhuma partida oficial pelo Inter.  


Após ser dispensado do Vasco, o jogador foi contratado pelo Caxias do Sul, em 30 de abril de 2009. Abubakar foi contratado pelo clube para disputar o Campeonato Brasileiro da Série C, mas só conseguiu ser inscrito no começo do returno da primeira fase. Com isso, Abu foi dispesando pelo clube grená sem ter feito sequer uma partida oficial pelo clube.  


No início de 2010, transferiu-se para o Qormi, da Premier League de Malta, país localizado no sul europeu, onde permanece até hoje. Atualmente, o jogador tem 23 anos.